• Audire
  • Sobre Nós
  • Serviços e Metodologia
  • Clientes
  • Publicações
  • Contatos
Site Logo

BRIDGE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
20.558.306/0001-75

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102 Sl. 1907 – Torre A
Vila da Serra 34006 053
Nova Lima MG

contato@bridgecomunicacao.com.br
+55 31 3646 3569
Voltar para a Home

Cuidado Consciente

Traçar missão é alinhar propósitos. Na Bridge, nossa missão é “melhorar o mundo espalhando o cuidado consciente”. Mas, afinal, o que entendemos como “cuidado consciente”?

São várias bagagens, histórias, perspectivas, vivências e pensamentos diferentes. No entanto, as discussões dessa equipe em torno do significado da expressão “cuidado consciente” nos remetem a um ponto comum: nossas relações – sejam elas com o outro, com a natureza ou com a gente mesmo. Temos o entendimento de que “somos feitos uns dos outros” e que isso gera interdependência. Como um bumerangue, nossos atos causam efeitos positivos ou negativos à sociedade e, portanto, retornam a nós. De acordo com a filosofia africana “ubuntu”: eu sou porque nós somos.

Partindo dessa premissa, de que cada indivíduo depende do todo para existir, conseguimos aprofundar em outros pontos importantes sobre o que significa praticar o cuidado consciente:

Acolher e ter empatia:

Estar receptivo a ouvir o outro. Abrir-se para o outro. E aqui trazemos um esclarecimento da jornalista e escritora Djamila Ribeiro, que ilustra o tópico e o torna ainda mais fundamental: empatia não é saber me colocar no lugar do outro, porque eu nunca vou saber como é estar no lugar do outro. Empatia é saber como meu lugar impacta no lugar do outro. Cabe, ainda, enfatizar a importância de acolher o diverso, o diferente, valorizando a riqueza que a diversidade pode proporcionar às nossas relações.

Ter atenção plena e conexão:

Inspirados pela “Teoria U” na qual o professor e economista americano Otto Scharmer defende que o nível de atenção que colocamos naquilo que fazemos é a chave para o que está sendo criado. Seu principal conceito é o “presencing”, uma fusão entre as palavras, em inglês, “presence” (presença) e “sensing” (sentindo). É estar presente, sentindo verdadeiramente o ambiente e as pessoas.

Ter consciência (e atitude) ambiental:

Aqui entram atitudes do nosso cotidiano, que por vezes consideramos corriqueiras, mas em um futuro muito próximo farão ainda mais diferença: reduzir o consumo (perguntar sempre se é realmente necessário), descarte consciente de resíduos, compra sustentável (redução do consumo, apoiar pequenos produtores locais, observação da origem e das condições de fabricação do produto, dentre outras práticas). Resumindo em 4Rs: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar. Isso sem nos esquecermos da construção de um estilo de vida saudável; afinal, o cuidado começa em você.

Considerar e compreender nossas necessidades e as dos outros:

Este é um dos pilares da Comunicação Não-Violenta. Está relacionado ao autoconhecimento, condição para que possamos identificar as nossas necessidades individuais que estão na raiz dos que sentimos. Aprendendo isso, estamos aptos a começar a fazê-lo a favor dos outros e das nossas relações. Esta reciprocidade faz com que as mensagens e as trocas aconteçam com menos ruídos ou armadilhas, aumentando as possibilidades de que os diálogos de fato aconteçam.

Responsabilizar-se:

Inspirados na proposta da Justiça Restaurativa, praticar o cuidado consciente é também sermos capazes de nos responsabilizarmos pelos resultados de nossa atitude e, quando um dano foi causado por nós, nos comprometermos verdadeiramente com a mudança.

Ter o Bem Viver como meta, ainda que utópica:

Aqui levantamos as reflexões trazidas no livro “O Bem Viver”, do político e economista equatoriano Alberto Acosta. Ele amplia essa discussão sobre viver em comunidade, contemplando uma convivência harmônica e responsável com a natureza: “somos parte dela e não podemos continuar vivendo à parte dos demais seres do planeta. A natureza não está aqui para nos servir, até porque nós, humanos, também somos natureza e, sendo natureza, quando nos desligamos dela e lhe fazemos mal, estamos fazendo mal a nós mesmos”. O Bem Viver é “um conceito de comunidade onde ninguém pode ganhar se seu vizinho não ganha. A concepção capitalista é exatamente oposta: para que eu ganhe, o resto do mundo tem que perder”, esclarece o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

Todas estas ideias são conectadas e interligadas. Todas, em algum ponto, remetem à nossa forma de nos relacionar com a gente mesmo, com o outro e o todo (onde termina o eu e começa o outro?). E, então, motivados pelo que nos propõe a utopia, nos colocam em movimento na construção de um mundo melhor.

Vamos começar hoje?

BRIDGE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
20.558.306/0001-75

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102 Sl. 1907 – Torre A
Vila da Serra 34006 053
Nova Lima MG

contato@bridgecomunicacao.com.br
+55 31 3646 3569
Política de Privacidade
Utilizamos apenas cookies essenciais para viabilizar a sua navegação e melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.
Leia Mais
ConfiguraçõesAceitar Todos
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics1 yearThis cookies is set by GDPR Cookie Consent WordPress Plugin. The cookie is used to remember the user consent for the cookies under the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-necessary1 yearThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others1 yearThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance1 yearThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_gtag_UA_176498047_11 minuteThis cookie is set by Google and is used to distinguish users.
_gcl_au3 monthsThis cookie is used by Google Analytics to understand user interaction with the website.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes de sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-functional1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo