BRIDGE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
20.558.306/0001-75
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102 Sl. 1907 – Torre A
Vila da Serra 34006 053
Nova Lima MG
contato@bridgecomunicacao.com.br |
+55 31 3646 3569 |
Traçar missão é alinhar propósitos. Na Bridge, nossa missão é “melhorar o mundo espalhando o cuidado consciente”. Mas, afinal, o que entendemos como “cuidado consciente”?
São várias bagagens, histórias, perspectivas, vivências e pensamentos diferentes. No entanto, as discussões dessa equipe em torno do significado da expressão “cuidado consciente” nos remetem a um ponto comum: nossas relações – sejam elas com o outro, com a natureza ou com a gente mesmo. Temos o entendimento de que “somos feitos uns dos outros” e que isso gera interdependência. Como um bumerangue, nossos atos causam efeitos positivos ou negativos à sociedade e, portanto, retornam a nós. De acordo com a filosofia africana “ubuntu”: eu sou porque nós somos.
Partindo dessa premissa, de que cada indivíduo depende do todo para existir, conseguimos aprofundar em outros pontos importantes sobre o que significa praticar o cuidado consciente:
Estar receptivo a ouvir o outro. Abrir-se para o outro. E aqui trazemos um esclarecimento da jornalista e escritora Djamila Ribeiro, que ilustra o tópico e o torna ainda mais fundamental: empatia não é saber me colocar no lugar do outro, porque eu nunca vou saber como é estar no lugar do outro. Empatia é saber como meu lugar impacta no lugar do outro. Cabe, ainda, enfatizar a importância de acolher o diverso, o diferente, valorizando a riqueza que a diversidade pode proporcionar às nossas relações.
Inspirados pela “Teoria U” na qual o professor e economista americano Otto Scharmer defende que o nível de atenção que colocamos naquilo que fazemos é a chave para o que está sendo criado. Seu principal conceito é o “presencing”, uma fusão entre as palavras, em inglês, “presence” (presença) e “sensing” (sentindo). É estar presente, sentindo verdadeiramente o ambiente e as pessoas.
Aqui entram atitudes do nosso cotidiano, que por vezes consideramos corriqueiras, mas em um futuro muito próximo farão ainda mais diferença: reduzir o consumo (perguntar sempre se é realmente necessário), descarte consciente de resíduos, compra sustentável (redução do consumo, apoiar pequenos produtores locais, observação da origem e das condições de fabricação do produto, dentre outras práticas). Resumindo em 4Rs: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar. Isso sem nos esquecermos da construção de um estilo de vida saudável; afinal, o cuidado começa em você.
Este é um dos pilares da Comunicação Não-Violenta. Está relacionado ao autoconhecimento, condição para que possamos identificar as nossas necessidades individuais que estão na raiz dos que sentimos. Aprendendo isso, estamos aptos a começar a fazê-lo a favor dos outros e das nossas relações. Esta reciprocidade faz com que as mensagens e as trocas aconteçam com menos ruídos ou armadilhas, aumentando as possibilidades de que os diálogos de fato aconteçam.
Inspirados na proposta da Justiça Restaurativa, praticar o cuidado consciente é também sermos capazes de nos responsabilizarmos pelos resultados de nossa atitude e, quando um dano foi causado por nós, nos comprometermos verdadeiramente com a mudança.
Aqui levantamos as reflexões trazidas no livro “O Bem Viver”, do político e economista equatoriano Alberto Acosta. Ele amplia essa discussão sobre viver em comunidade, contemplando uma convivência harmônica e responsável com a natureza: “somos parte dela e não podemos continuar vivendo à parte dos demais seres do planeta. A natureza não está aqui para nos servir, até porque nós, humanos, também somos natureza e, sendo natureza, quando nos desligamos dela e lhe fazemos mal, estamos fazendo mal a nós mesmos”. O Bem Viver é “um conceito de comunidade onde ninguém pode ganhar se seu vizinho não ganha. A concepção capitalista é exatamente oposta: para que eu ganhe, o resto do mundo tem que perder”, esclarece o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.
Todas estas ideias são conectadas e interligadas. Todas, em algum ponto, remetem à nossa forma de nos relacionar com a gente mesmo, com o outro e o todo (onde termina o eu e começa o outro?). E, então, motivados pelo que nos propõe a utopia, nos colocam em movimento na construção de um mundo melhor.
Vamos começar hoje?
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | This cookies is set by GDPR Cookie Consent WordPress Plugin. The cookie is used to remember the user consent for the cookies under the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors. |
_gat_gtag_UA_176498047_1 | 1 minute | This cookie is set by Google and is used to distinguish users. |
_gcl_au | 3 months | This cookie is used by Google Analytics to understand user interaction with the website. |
_gid | 1 day | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website. |
fr | 3 months | The cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |